Encontro gerou o intercâmbio de experiências entre as empresas.
Uma comitiva formada por executivos da empresa brasileira Pluma Agroavícola, de Dois Vizinhos (PR), esteve este mês na sede da empresa chilena Agrosuper, em Rancagua. O contato foi intermediado pela Agri Stats, líder mundial no fornecimento de análises e relatórios estatísticos sobre custos de produção para a agroindústria, com o propósito de promover intercâmbio de experiências e tecnologias entre duas grandes companhias acompanhadas pela consultoria.
“Nossa missão é proporcionar aos clientes o contato com oportunidades de melhorias na prática, com possibilidades que possam ser observadas além dos relatórios, estando in loco e conhecendo boas práticas do setor. Toda a experiência contribuiu para que as empresas que participaram do contato possam seguir com mais recursos na busca por competitividade e ganho de tecnologia”, explica Geraldo Broering, gerente da Agri Stats.
De acordo com o gerente, o Chile é reconhecido pelo alto investimento em tecnologia para o mercado avícola, com muita eficiência operacional e ótimos indicadores de produção. Por ter bons acordos bilaterais, o país exporta frango para mercados com maior valor agregado, como Estados Unidos e Europa.
A equipe formada por Lauri Paludo, diretor-presidente da Pluma, junto com os diretores Adroaldo Paludo, Adriano Paludo e Mauri Mazurek, e o gerente da Agri Stats, Geraldo Broering, visitaram as instalações da Agrosuper entre os dias 17 e 18 de abril. Foram recebidos pelo presidente da companhia, José Guzmán, e pelo gerente de gestão, Andres Middleton.
Nos dois dias de visitação, os brasileiros conheceram uma das granjas da Agrosuper, os frigoríficos de frangos e suínos e a fábrica de ração, a segunda maior fábrica acompanhada pela Agri Stats no mundo, entre as mais de 250 monitoradas pela consultoria. “Pudemos conhecer o nível de qualidade das granjas, os equipamentos utilizados e a excelência das instalações que fazem da Agrosuper a maior produtora de frangos do Chile”, afirma Broering.
Para o diretor da Pluma, Adroaldo Paludo, esse tipo de intercâmbio favorece a troca de experiências e a busca por novas oportunidades. “Independente de ser dentro ou fora do País, estamos sempre buscando melhorias e comparativos de custos nas empresas. Fazemos isso com frequência, pois sabemos a importância desse tipo de parceria, que é muito enriquecedora”, comenta.